Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Não Me Façam Perguntas Difíceis a Esta Hora

Um blog sobre os gostos literários, televisivos e cinematográficos de alguém que tem muitas aventuras para partilhar com a sua Baby e sem ela...

Não Me Façam Perguntas Difíceis a Esta Hora

Um blog sobre os gostos literários, televisivos e cinematográficos de alguém que tem muitas aventuras para partilhar com a sua Baby e sem ela...

13.05.20

Sobre o Livro #39 Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los

Desafio #MagicalReadathon organizado pela Book Roast


Tânia Oliveira

Hello. 

Hoje a review é sobre o livro escrito pela J.K.Rowling "Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los". A autora e criadora do mundo de Harry Potter decidiu expandir este mundo mágico . Para tal, criou esta obra que teve lugar muitos anos antes do aparecimento do pequeno feiticeiro com a cicatriz tão característica na testa. 

O livro conta a aventura de Newt Scamander a Nova Iorque com o intuito de fazer uma simples tarefa. Mas tudo muda, quando existe uma troca de malas, quando uma criatura mágica foge... E puff, criou-se o caos. Newt se depara com um mundo completamente diferente do seu, mais rigoroso e com regras que para ele são só incompreensíveis. 

J.K.Rowling apresenta-nos uma versão de Nova Iorque de 1926, onde existe uma ameaça iminente contra os feiticeiros. Esta divisão está bem patente no grupo de feiticeiros que tem de ter cuidado com todos os seus movimentos e com um grupo de pessoas nova-iorquinas comandadas por Mary Lou. Este grupo sabe que "algo está errado" e quer expor a verdade. Foi um dos aspetos que mais gostei. A divisão escondida entre os feiticeiros e os não-feiticeiros. Sinto que esta ligação foi mais desenvolvida nesta história do que no mundo dos livros/filmes do Harry Potter (aí só vemos essa divisão na interação com os tios do Harry ou em pequenas cenas introdutórias nos filmes). A animosidade que se sente pelo grupo de Mary Lou é bem palpável. Todavia, também existe a ânsia, por parte de alguns feiticeiros em revelarem-se. Mas isso, terão de explorar no livro para saber mais. Porém, o aspeto que mais gostei foi a construção das personagens. Ora ingénuas, mas com um traço de atrevimento, ora lutadoras e genuínas, ora com duas faces, ora com um grande poder dentro delas, ora simplesmente encantadoras...ora, já chega, eu sei! As minhas preferidas são o Jacob, a Queenie e Credence. Por diferentes motivos, mas simplesmente amei-os. 

A estrutura desta obra é semelhante à estrutura do livro "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada", parece uma peça de teatro, por exemplo o uso das didascálias. Esta estrutura ajuda a que a leitura seja acessível e acabe por ser rápida. Eu não consegui parar de ler. 

Não encontrei nenhum aspeto negativo, neste livro. E caso, um dia o encontre em versão de peça de teatro, gostava de assistir. Fica a dica, J.K.Rowling. 

Autora:J.K.Rowling

Título: Monstros Fnatásticos e Onde Encontrá-los

Editora: Editorial Presença

E o que vocês acharam?

Digam o que acham nos comentários

ou no twitter @bnmfp

ou no insta @naomefacamperguntas

Kisses,

Tânia Oliveira

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.