Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Não Me Façam Perguntas Difíceis a Esta Hora

Blog sobre Livros, Cinema e Séries, mas principalmente sobre livros. Sem esquecer, as peripécias com a filha ou mesmo sem ela...

Não Me Façam Perguntas Difíceis a Esta Hora

Blog sobre Livros, Cinema e Séries, mas principalmente sobre livros. Sem esquecer, as peripécias com a filha ou mesmo sem ela...

06.05.20

Sobre o Livro #38 Baunilha e Chocolate de Sveva Casati Mondignani

Desafio #MagicalReadathon2020 organizado pela Book Roast


Tânia Oliveira

Hello. 

Baunilha e Chocolate é talvez dos romances mais icónicos da escritora italiana Sveva Casati Modignani.Este romance foi inserido num desafio organizado pela Book Roast (podem ver o canal de youtube dela, aqui). Este livro estava inserido na categoria de Charms (Livro com capa branca). 

A sinopse desta obra da autora italiana gira à volta de Penelope e Andrea, um casal que está junto há 18 anos e que enfrenta uma rutura inevitável. Penelope, farta de ser desvalorizada, sai de casa, deixando tudo a cargo de Andrea. Algo que para ele era impensável até aquele dia. Contudo, o inevitável aconteceu e agora?

Este livro tem a típica história principal entre duas pessoas e depois as secundárias que acabam por influenciar de forma direta ou indireta a principal. Temos a história dos pais, em que a mãe não ama o pai a 100%, mas aguenta o casamento em prol da filha; temos a história da mulher que convive com o ex-marido e a namorada mais nova, com medo de ficar sozinha; temos o casal perfeito com as filhas perfeitas e temos a avó com uma mente mais evoluída do que a época em que vive. A autora construiu diferentes personagens femininas e também masculinas. E é aqui que nasce o meu problema com o romance de Sveva. 

As personagens femininas são retratadas como independentes e inteligentes, até encontrarem um homem. Ficam "presas" a uma relação em que não se assumem como mulheres com vontades, desejos e perspetivas. Os homens acreditam que o casamento as farão felizes, que cuidar deles será o suficiente. Humilham-se constantemente e simplesmente, como mulher e mãe, é somente irritante! Pior, queixam-se, não existe um verdadeiro apoio de uma das amigas, até passarem por situações idênticas. Lamento, não dá!Não existe solidariedade feminina, um finca-pé, um chega de traições, um basta de que só servem para a lida da casa. Really? 

As personagens masculinas não são muito melhores, vão do 0 ao 80. Perdoem-me a expressão, mas ou temos uns totós que não possuem vontade própria, como seres individuais, ou temos galãs que não dão valor à pessoa que têm ao lado. Nojentos! 

Já não me lembro de um livro me irritar a este ponto. Uma coisa é aquela personagem que acaba por ser o nosso ódio de estimação, outra completamente diferente é odiar a maioria das personagens femininas e masculinas. 

Apesar de tudo, a escrita de Sveva é acessível e é um livro que se lê muito bem. Romance ideal para quem gosta de ler romances. Ideal para uma leitura leve de verão. 

Já não lia um romance há muitos anos e este foi o livro escolhido para regressar aos romances. Repito o que já disse em posts anteriores, não é porque um livro não me agradou que vocês devam pôr de lado. Leiam e criem a vossa opinião e depois partilhem-na comigo! 

Título: Baunilha e Chocolate

Autora: Sveva Casati Modignani

Editora: Porto Editora

Partilhem a vossa opinião nos comentários,

ou no twitter @blog_nmfp,

ou no insta @naomefacamperguntas.

Kisses,

Tânia Oliveira