Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Não Me Façam Perguntas Difíceis a Esta Hora

Um blog sobre os gostos literários, televisivos e cinematográficos de alguém que tem muitas aventuras para partilhar com a sua Baby e sem ela...

Não Me Façam Perguntas Difíceis a Esta Hora

Um blog sobre os gostos literários, televisivos e cinematográficos de alguém que tem muitas aventuras para partilhar com a sua Baby e sem ela...

03.08.22

Sobre o Livro #49 Onde As Cores Têm Sabor de Ricardo Tomaz Alves

Tânia Oliveira
Olá! Hoje venho-vos falar de um livro pequenino, mas enorme na mensagem familiar que pretende transmitir.  Falo-vos do livro de Ricardo Tomaz Alves,  Onde As Cores Têm Sabor.  Neste livro, o autor encarnou o avô que virá, eventualmente, a ser um dia e ter uma conversa com um dos seus descendentes. Uma conversa que percorre os mais variados temas: viagens, diferenças e aventuras culturais, escolhas académicas e especialmente, seguirmos os nossos sonhos.  Quando li este livro, (...)
27.07.22

#28 Projetos de Leitura

Tânia Oliveira
Olá! Antes da minha pausa prolongada, eu tinha alguns projectos de leitura que eu tinha preparado para o ano de 2022. Os projectos eram Calhamaços Sem Perguntas, 12 Meses - 12 Livros e Grimm Sem Perguntas. Passo a explicar como surgiram e qual a finalidade deles nas minhas leituras.  Calhamaços Sem Perguntas (#calhamacossemperguntas) Esta ideia surgiu da necessidade de me motivar a ler mais sagas ou continuar com o meu gosto com livros grandes (+ de 400 págs). Eu sou uma (...)
20.07.22

#27 Giveaway "Onde as Cores Têm Sabor" de Ricardo Tomaz Alves

Tânia Oliveira
Olá! Acho que no último post, abri-me de uma forma que ainda não tinha feito neste blog. Como puderam constatar, projectos ficaram a meio, entre eles, o giveaway do livro "Onde as Cores Têm Sabor" do Ricardo Tomaz Alvez. É um livro fofinho, leve, mas que nos transporta às nossas memórias, antes da entrada na faculdade; às nossas memórias com os nossos avôs. Um livro que me aqueceu o coração, na altura. Ainda hoje o relembro com carinho. Um livro para todas as idades e para (...)
19.07.22

#26 Ausência

Tânia Oliveira
Olá! Estive ausente deste blog, do mundo de instagram, de tudo... A razão é simples, porém difícil de admitir. Ponderei muito sobre se devia ou não escrever este post. O mais fácil seria voltar a escrever um post sobre um tema habitual, neste espaço, como se nada fosse. Como se a minha última publicação aqui já não tivesse sido a 6 de Abril de 2021. Mas, por vezes, temos de enfrentar o caminho mais difícil e optar pela mudança.  No ano passado, tive uma mudança a nível (...)
06.04.21

Sobre o Livro #48 The Witcher - Andrzej Sapkowski

Livro 1 (Terceiro Desejo) e Livro 2 (A Espada do Destino)

Tânia Oliveira
Olá! No post anterior, contei-vos um pouco da minha entrada no mundo dos livros de fantasia, mas não aprofundei o tema. Sou fã do mundo do Harry Potter. Não comecei a ler, quando foi logo publicado. Admito, estava reticente. Até hoje, lembro-me do olhar de uma pessoa quando torci o nariz ao referir que o Harry Potter não me despertava interesse. A expressão de horror na face da pessoa foi só impagável. Contudo, acho que foi nesse ano ou no ano seguinte, estava eu em casa e sem (...)
04.04.21

Ontem, viste o episódio? #27 The Witcher

Diferenças entre os Livros e a Série

Tânia Oliveira
Olá! A Rúbrica #OntemVisteoEpisódio está de volta!  Apesar de ver muitas séries/filmes são, raros aqueles que se podem considerar de fantasia. 99% do que assisto pode ser categorizado de policial/thriller/acção. Depois tenho aquele 1%, que depende muito da disposição em que me encontro: vejo desde séries juvenis até filmes de comédias românticas (mas sou picuinhas, não é qualquer coisa que vejo), passando por desporto ou mesmo documentários históricos. Mas não vim (...)
27.03.21

Sobre o Livro #47 Três Irmãs: As Mulheres que Definiram a China Moderna de Jung Chang

Vídeos sobre as personagens (Parte 1 e 2)

Tânia Oliveira
Olá :) O prometido é devido! Vou deixar-vos aqui os dois vídeos que publiquei na minha conta de Instagram ( @naomefacamperguntas). Nestes dois vídeos, abordo de uma forma mais aprofundada a vida e obra da escritora chinesa Jung Chang. Para além disso, falo e comento as figuras históricas deste livro não-ficção, a meu ver.  Espero que gostem.  Mas antes de irem espreitar, queria só deixar aqui (...)
07.03.21

Sobre o Livro #47 Três Irmãs: As Mulheres que Definiram a China Moderna de Jung Chang

Tânia Oliveira
Olá :) Hoje trago-vos uma review sobre o livro que li para o projecto #leiturassemperguntas (se quiserem saber mais, carreguem no link e leiam o post que explica este projecto).  O livro do mês de Janeiro foi Três Irmãs de Jung Chang. E posso já adiantar que muito possivelmente, será um dos meus preferidos do ano 2021.  Para quem desconhece, Jung Chang é uma escritora (...)
14.02.21

Sobre o Livro #46 Os Cães de Salazar de Francisco Moita Flores

Tânia Oliveira
Olá :) Hoje trago-vos a penúltima review de um dos livros que li em 2020: o policial de Francisco Moita Flores - sobre a tentativa de assassinato de Salazar.  Para quem desconhece, Francisco Moita Flores foi um antigo inspecto da Polícia Judiciária que já escreveu imensos livros e guiões para a televisão portuguesa que se transformaram em sucessos de audiência, por exemplo Alves dos Reis, O Processo dos Távoras, A Ferreirinha, João Semana. Adaptados de obras já criadas (...)
22.01.21

Sobre o Livro #45 Pecados Santos de Nuno Nepomuceno

Tânia Oliveira
Olá :) Pecados Santos é segundo livro da saga de Afonso Catalão e digamos que, para além de me arrebatar o coração, foi o meu livro preferido de 2020.  Neste segundo livro da saga, Nuno Nepomuceno aborda com mais profundidade de Afonso Catalão, enquanto este é mais uma vez envolvido na resolução de vários crimes que ocorreram nas sinagogas e imitavam passagens dos 10 Mandamentos.  Este livro é intenso do príncipio ao fim. Enfrentamos a questão israelita e o ódio com que (...)