Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Não Me Façam Perguntas Difíceis a Esta Hora

Blog sobre Livros, Cinema e Séries, mas principalmente sobre livros. Sem esquecer, as peripécias com a filha ou mesmo sem ela...

Não Me Façam Perguntas Difíceis a Esta Hora

Blog sobre Livros, Cinema e Séries, mas principalmente sobre livros. Sem esquecer, as peripécias com a filha ou mesmo sem ela...

09.05.19

#13 A Minha Lista de Desejos


Tânia Oliveira

Bom dia.

Hoje é o meu aniversário :) Lembrei-me de formular uma lista de desejos, não de livros ou de outro tipo de objetos, mas sim de escritores que me marcaram e que eu adorava ter tido ou adorava ter a oportunidade de, simplesmente, agradecer pela obra feita. A ordem é irrelevante e não demonstra qualquer tipo de avaliação sobre a obra dos mesmos. A ordem será feita, tendo como base o primeiro contato que tive com a obra do escritor. 

Comecemos:

1º - Álvaro Magalhães e a sua famosa coleção "O Triângulo Jota"

alvaro magalhaes.jpg

Lembro-me que estava no segundo ciclo e descobri um livro da coleção Triângulo Jota, por acaso. Nem foi o primeiro da coleção que li, acho que foi o segundo ou o terceiro. Eu que gosto de ler as coleções de início para não perder as pequenas subtilezas que viajam de número para número. Posso-vos dizer, ou melhor confessar, que fiquei rendida. Enquanto muitos, na minha escola, lutavam ou requisitavam livros da coleção Uma Aventura, eu só pensava n'O Triângulo Jota. Li os poucos livros da coleção da minha biblioteca num abrir e fechar de olhos. E só descansei quando encontrei o resto da coleção na Biblioteca Municipal e devorei o resto da coleção. Depois cresci e não procurei mais. Mas enquanto era pré-adolescente comecei a coleção e ainda hoje, ando à procura desses livros com a capa antiga. Por isso, se alguém os tiver e quiser vender, entre em contato comigo. Fariam, sem mais a sombra de dúvida, uma pré-adolescente feliz. 

2º Agatha Christie e os seus famosos mistérios

agatha christie.gif

Também conheci a Agatha Christie na minha pré-adolescência a entrar já na adolescência. Não li todos os livros dela, nem de perto, nem de longe, mas sempre que requisitava um livro dela, tentava adivinhar quem era o assassino. Falhava sempre. Impressionante! Acho que o Álvaro tinha semeado o bichinho pela leitura dos policiais/mistérios, mas a Agatha foi, sem dúvida, a responsável pelo crescimento do meu interesse. Até hoje, ela representa para mim, uma fonte de inspiração quanto a escrever mistérios. 

3. J.K.Rowling e a coleção do Harry Potter

18-jk-rowling.w330.h412.jpg

Hoje sou fã de Harry Potter, mas já fui maluquinha por Harry Potter. Contava os dias, os meses para sair um novo livro, um novo filme. Mas antes de ser fã de Harry Potter, admito que não lhe achava piada nenhuma. Dizia que aquilo devia ser uma seca e não percebia o entusiasmo das pessoas. Mas como os telhados são de vidro e este caiu-me bem em cima, houve um verão que estava aborrecida e li um exemplar de Harry Potter que me tinham oferecido. Posso-vos dizer que quando comecei a ler, não consegui parar de ler. Lembro-me de ter visto os filmes todos com uma das minhas melhores amigas. Vimos os filmes todos juntas! Memórias que ficam! Saudades dos livros e dos filmes!

4. José Saramago e O Ensaio sobre a Cegueira

jose saramago.png

 

Li um livro e meio de Saramago: O Ensaio sobre a Cegueira e metade do Memorial do Convento. 

O que me marcou foi a metáfora social, a crítica implícita, a descrição crua e impediosa do livro, Ensaio sobre a Cegueira. Até hoje, recordo o livro, em particular as descrições feitas por Saramago. Li o livro, antes sequer de ver o filme. Quem leu o livro ou viu o filme, ou teve coragem de fazer os dois, entende perfeitamente o que vou dizer a seguir: depois de ler o livro, não tive coragem de ver o filme. Obrigada por esta obra-prima!

5. Luis Miguel Rocha e os livros sobre o Vaticano

GetResource.jpg

Tive o privilégio de conhecer este escritor e de assistir a uma das apresentações dele sobre o livro "A Filha do Papa". Adorei a forma como ele comunicou com o público presente, a disponibilidade dele de me autografar todos os livros dele e a simpatia que teve ao deixar-me tirar uma foto com ele. Guardo os seus livros com muito carinho. Grata, Luis, pelas histórias, pela história de amor entre Rafael e Sara e pelas intrigas escritas, tudo junto fez com que fosse impossível não ler os teus livros. Saudades!

Menção Honrosa

Daniel Silva e a coleção sobre Gabriel Allon

daniel silva.jpg

Quem gosta de mistérios, de policiais, de personagens bem construídas, tem de ler os livros sobre a personagem Gabriel Allon. Os livros podem ler-se de forma independente, mas aconselho vivamente a lerem pela ordem publicada. Vale a pena e não dá trabalho nenhum. Deixo aqui o link dos goodreads com a ordem dos livros, caso tenham curiosidade.  

Quais é que são os vossos desejos literários?

Quem amavam ter oportunidade de conhecer?

Partilhem os vossos desejos nos comentários ;)

xoxo, 

Mummy 

5 comentários

Comentar post